Plano de cargos garante aumento real na Legas Metal, em Diadema

Em discussão há mais de um ano, o acordo é uma conquista dos trabalhadores, pois corrige distorções entre funções e salários que perduravam há muito tempo


              Zé Mourão                          Valderez

Acordo de plano de cargos e salários que reenquadra e valoriza funções foi aprovado na terça-feira pelos companheiros na Legas Metal, de Diadema.

De partida, 71% dos 150 trabalhadores terão equiparações acompanhadas de aumentos reais de 3% a 10%, aplicados nos salários de janeiro. Já as funções que serão reenquadradas terão até 100% de reajuste, aplicados em seis vezes durante o ano que vem.

Em discussão há mais de um ano com a fábrica, o plano significa uma valiosa conquista dos trabalhadores, pois corrigirá distorções entre funções e salários que perduravam há muito tempo.

O diretor do Sindicato, José Mourão, disse que o novo plano fixa a carreira profissional do metalúrgico a partir do momento em que ele entra na fábrica. “O companheiro consegue se programar e, em três anos, sabe até onde vai chegar”, afirmou.

Para Valderez Amorim, do Comitê Sindical, o acordo era muito esperado porque valoriza o salário e a função do pessoal. “Fazer um acordo como este logo depois do acordo da campanha salarial é um grande ganho”, destacou Valderez.