Plano de igualdade será apresentado em novembro

Os encaminhamentos da 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada mês passado, serão a base para a elaboração do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) que deverá ser apresentado em novembro próximo.

Ele será construído pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e terá como meta a superação das desigualdades raciais em áreas como trabalho, juventude, saúde, educação, religiosidade, comunicação e cidadania.

Este é um resumo dos encaminhamentos:

Trabalho
Políticas de ação afirmativa como cotas e projetos de qualificação seguidos de  linhas de crédito para cooperativas.

Saúde
Capacitação dos serviços públicos para promover programa de saúde específico à população negra.

Educação
Implementar a lei que institui o ensino de História e Cultura da África e dos Povos Afrodescendentes no ensino fundamental e médio.

Comunicação
Criação de um grupo para traçar políticas de comunicação anti-racistas e estratégias de enfrentamento ao discurso discriminatório nos meios de comunicação.

Quilombolas
Regularização fundiária e  desenvolvimento sustentável das comunidades quilombolas (populações descendentes de escravos).

Juventude
As questões da juventude estão presentes em todos os debates referentes a saúde, trabalho, cultura e educação.

Religiosidade
Criar políticas para a manutenção de terreiros e recuperar espaços sagrados históricos para as religiões afro-brasileiras.