Plano de Recuperação Judicial da Arteb é aprovado
(Foto: Adonis Guerra)
Representando os trabalhadores, o Sindicato participou ontem da assembleia que definiu o Plano de Recuperação Judicial da empresa Arteb, em São Bernardo. Na ocasião 97% dos credores, que representam 85% da dívida geral da empresa, aprovaram o acordo.
A negociação estabelece que o pagamento dos créditos trabalhistas seja feito em 10 parcelas para os trabalhadores que continuam na empresa. Já aqueles que foram demitidos e têm ainda algum valor a receber, também serão pagos em 10 vezes, sendo que para esses há um prazo de 60 dias para início da quitação dos débitos, a partir da data da assembleia. A Arteb se comprometeu a fazer os depósitos de uma só vez para o trabalhador que necessite sacar o FGTS para aquisição da casa própria.
O coordenador de São Bernardo, Nelsi Rodrigues, o Morcegão, lembrou que foram várias rodadas de negociação desde que a empresa pediu a recuperação judicial e demitiu 371 companheiros, em fevereiro do ano passado. “As negociações foram difíceis e, desde o início, o Sindicato esteve focado na elaboração de um plano consistente e viável que preservasse os empregos e indicasse uma saída para o problema econômico. Aprovamos o acordo porque os ativos apresentados pela empresa para quitar as dívidas foram convincentes”.
“A aprovação é muito importante para o mercado, agora nossa expectativa é que a Arteb possa de fato se recuperar, receber novos investimentos e voltar a gerar empregos”, destacou o coordenador.
HISTÓRICO
Nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2016, 371 trabalhadores foram demitidos. Após as demissões, houve paralisações e a empresa entrou com pedido de recuperação judicial alegando falta de crédito para saldar dívidas com fornecedores, bancos e pagar impostos. O Sindicato acompanhou todas as negociações para garantir os direitos da categoria.
Da Redação