Plataforma 100% elétrica Stellantis irá estrear em fábrica italiana

Será a STLA Medium, destinada a carros elétricos com um alcance até 700 km

As peças do quebra-cabeça do plano estratégico da Stellantis, batizado Dare Forward 2030, estão sendo montadas passo a passo, com mais de 75 novos veículos elétricos a serem lançados até 2030. No entanto, desta vez não foi Carlos Tavares, mas o Ministro do Desenvolvimento Econômico Giancarlo Giorgetti que, falando à Câmara dos Deputados italiana, explicou os compromissos assumidos pelo Grupo para as plantas industriais, Melfi em especial. 

A fábrica, como antecipado pelo Ministro, será a primeira a produzir modelos baseados na nova plataforma STLA Medium, dedicada exclusivamente aos veículos elétricos puros e – de acordo com quando anunciada há cerca de um ano por ocasião do dia do carro elétrico – capaz de abrigar baterias para uma autonomia máxima de 700 km e modelos com comprimento entre 4,35 e 5 metros.

Em seu discurso Giorgetti afirmou que a produção de Melfi está “destinada a não sofrer reduções em relação ao passado”, relatando assim as garantias da Stellantis sobre a manutenção da força de trabalho, atualmente engajada na produção de Fiat 500X, Jeep Compass e Jeep Renegade. 

O Grupo nascido da fusão entre a PSA e a FCA confirmou, portanto, “repetidamente seu compromisso com futuras escolhas industriais na Itália, envolvendo as várias plantas, incluindo a de Melfi. Precisamente em Melfi” – acrescentou o Ministro – “serão produzidos 4 novos carros totalmente elétricos, o que impactará nos principais mercados domésticos europeus, espec

ificamente Itália, França e Alemanha”.

Do InsideEVs