Plenária de Mulheres: Metalúrgicas da CUT lançam cartilha de Creche
Durante a Plenária Nacional de Mulheres Metalúrgicas da CUT, realizada nesta terça-feira (26), em Guarulhos-SP, a secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT lançou a cartilha “Creche: Um direito da criança, uma luta de todos”.
O material foi apresentado pela secretária de Mulheres da CNM/CUT, Maria Ferreira Lopes, acompanhada na mesa pela técnica da subseção do Dieese na CUT Nacional, Adriana Marcolino, da secretária de Mulheres da CUT, Rosane Silva e da Diretora do Departamento Internacional da CAW Canadá Annie Labaj.
A cartilha é fruto da parceria firmada entre a CNM/CUT e a CAW-Canadá e tem como objetivo aprofundar os debates em defesa da creche pública e por políticas de educação infantil que garanta sua qualidade e vagas para todos.
“O acesso à creche possibilita a inserção das mulheres em todas as esferas da vida, já que a infelizmente até hoje o cuidado com a casa e os filhos é ainda visto como uma responsabilidade exclusiva das mulheres”, afirmou Maria.
Segundo a secretaria de Mulheres da CNM/CUT, as metalúrgicas adotaram dois pontos de pauta principais neste sentido. O primeiro, é a luta em defesa da creche pública como política pública de educação de qualidade para todos; a segunda é a luta pela garantia do auxílio creche nas negociações coletivas.
“Nosso objetivo é que esta cartilha sirva como ponto de partida para que os sindicatos e federações debatam o tema e o incluam nas pautas das negociações com os patrões”, finalizou.
Da CNM/CUT (Valter Bittencourt)