Plenária Estatutária da CNM/CUT começa nesta quarta-feira

Marcada para os dias 2, 3 e 4 de dezembro, na nova sede, em São Bernardo do Campo, plenária tem o objetivo de apresentar as diretrizes para o período que antecederá o 8º Congresso dos Metalúrgicos da CUT e também para municiar os metalúrgicos para a intervenção no cenário nacional em 2010

Entre os dias 2 e 4 de dezembro, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos reúne em sua nova sede, em São Bernardo do Campo, cerca de 130 delegados e delegadas de 80 sindicatos e 7 federações metalúrgicas da CUT, que representam cerca de 1,1 milhão de metalúrgicos de todo o país, em sua Plenária Estatutária, que fará um balanço das atividades realizadas no último período e também para planejar os enfrentamentos aos principais desafios da categoria.

Para o presidente da CNM/CUT, Carlos Grana, um dos grandes desafios do movimento sindical para 2010 é garantir a vitória nas eleições para dar continuidade ao projeto dos trabalhadores. “Isso garantirá as transformações que o Brasil necessita para os próximos anos”, afirmou.

Organização – Do ponto de vista sindical, Grana acredita que 2010 será um ano em que a categoria vai insistir na unificação da data-base em todo País, passo fundamental para conquistar uma convenção coletiva nacional.

“É por meio dela que poderemos reduzir as desigualdades entre os metalúrgicos das várias partes do Brasil”, lembra o presidente da CNM.

Outro ponto em debate será a criação de um fundo de solidariedade internacional voltado aos metalúrgicos de países onde a organização sindical é mais vulnerável às práticas anti sindicais.

Autoridades e lideranças prestigiarão nova sede da CNM/CUT e FEM/CUT-SP
A nova sede da CNM/CUT e FEM/CUT-SP em São Bernardo do Campo será inaugurada oficialmente, às 19h. Lideranças do movimento sindical e representantes de partidos políticos, das bancadas patronais e do governo federal foram convidados para a solenidade.

Para Grana, a nova sede em São Bernardo do Campo tem um relevante caráter histórico. “Há 27 anos, fundamos no estádio da Vila Euclides, que fica ao lado desta sede, a nossa Central Única dos Trabalhadores. Lá, também tivemos grandes assembleias lideradas pelo nosso companheiro metalúrgico e hoje, com muito orgulho, presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva”, frisou.

Segundo o presidente da FEM/CUT-SP, Valmir Marques (Biro Biro), a aquisição desta sede é uma conquista histórica para a categoria metalúrgica. “Agora no mesmo prédio, fortalecemos ainda mais as nossas lutas e ações em conjunto com a CNM/CUT”, disse.

Estrutura – Com uma área útil de 1150m2, a nova sede tem três andares com um ambiente moderno, aconchegante e confortável, com auditório e uma área técnica para tradutores, som, iluminação, com sanitários adaptados para deficientes físicos. A nova sede está fica na Rua Antártico, 480 – próximo ao Km 18 da Rodovia Anchieta.

Confira a programação da Plenária Estatutária da CNM/CUT
02 de dezembro de 2009 – 4ª feira
08h – Credenciamento dos Delegados e Delegadas Titulares
14h – Instalação da Plenária – Leitura e aprovação do regimento interno e apreciação do plenário sobre os possíveis recursos
14h30 – Conjuntura Econômica – Sérgio Mendonça DIEESE – Conjuntura Econômica e Política Industrial no Governo Lula
15h45 – Conjuntura Política – Os desafios para 2010 e o papel da militância metalúrgica para o próximo período
16h – Término do Credenciamento do dia
18h – Inauguração da nova Sede da CNM/CUT e FEM/CUT-SP
      
03 de dezembro de 2009 – 5ª feira
08h – Credenciamento dos Delegados e Delegadas Titulares
09h – Balanço e Gestão
09h30 – Estratégia e Plano de Lutas – CCNT, Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, Políticas Gerais e Permanentes e Organização Sindical
11h – Estratégia e Plano de Lutas: Comunicação, Formação e Relações Internacionais
13h – Término do Credenciamento dos Delegados e Delegadas Titulares e início do Credenciamento dos Delegados e Delegadas Suplentes
14h – Estratégia e Plano de Lutas: Saúde, Gênero e Juventude
15h – Previdência Social – Ministro José Pimentel: As mudanças na Previdência Social

04 de dezembro de 2009 – 6ª feira
09h – Propostas de Resolução e Emendas ao Texto
10h – Resoluções Especiais e contribuições ao debate
11h30 – Mudança e atualização do Estatuto da CNM/CUT
12h30 – Recomposição da Direção da CNM/CUT
13h30 – Encerramento da Plenária Estatutária

Da CNM/CUT