PLR aprovada na Toyota e JMB e rejeitada na Pollone


Assembleia na Toyota. Foto: Raquel Camargo / SMABC

Em assembleia nesta segunda-feira (18), em São Bernardo, os companheiros na Toyota aprovaram a proposta de participação de lucros e resultados com validade de dois anos.

“Estamos fechando acordos mais longos, como este na Toyota, pois eles trazem mais tranquilidade aos trabalhadores”, afirmou Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato.

Jovelino Gil, o Marrom, do CSE na empresa, informou que os pagamentos sairão neste mês e em dezembro. “No ano que vem as parcelas serão pagas em junho de 2013 e dezembro de 2013”, completou.

“Agora vamos discutir com a empresa uma pauta de investimentos na planta da Toyota em São Bernardo”, adiantou Rafael. 

JMB e Pollone
Na quinta-feira passada (14), outras duas fábricas em São Bernardo votaram suas propostas. Os metalúrgicos na JMB aprovaram por ampla maioria e receberão agora em junho e em janeiro do ano que vem.

Já o pessoal na APIC Pollone rejeitou a PLR e em seguida aprovou aviso de greve, exigindo uma proposta melhor. O Sindicato voltará a procurar a empresa para retomar as negociações. 

Sanches Blanes
Na próxima quinta-feira (21), os trabalhadores na Sanches Blanes, em Ribeirão Pires, farão uma assembleia na porta da fábrica para definir os rumos da negociação da PLR na fábrica.

“A empresa está colocando dificuldades e só a mobilização dos companheiros pode quebrar essa resistência”, disse Helio Honorato, o Helinho, coordenador da Regional de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Da Redação