PLR na Rolls Royce: Maioria aceita a proposta
Por ampla maioria, os trabalhadores na Rolls Royce, em São Bernardo, aprovaram a proposta de PLR negociada pelo Sindicato e o Comitê Sindical de Empresa (CSE) com a fábrica. Os companheiros receberão a primeira parcela já na próxima quinta-feira. A segunda parte será paga dia 15 de janeiro e seu valor dependerá das metas atingidas.
Na apresentação da proposta, o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, afirmou que uma das batalhas na negociação do PLR na Rolls Royce era fazer com que a empresa aceitasse metas controláveis pelos trabalhadores, como foi alcançado. Ele lembrou que as metas de PLRs anteriores tinham por base índices da Bolsa de Valores de Londres.
“Como um metalúrgico brasileiro tinha condições de saber o que acontecia na Bolsa de Valores de Londres para saber se o pagamento estava correto?”, perguntou Feijóo. “Acabar com este critério é um dos méritos desta proposta longamente negociada”, acrescentou. “Se o modelo que adotamos agora é melhor, se vai dar mais certo que o anterior, só vamos saber depois”, concluiu.
Vicente Santos, coordenador do CSE, explicou que a proposta de nove itens será entregue em forma de cartilha aos companheiros na Rolls Royce. Desta forma, cada um deles poderá acompanhar mês a mês o cumprimento do acordo. “Outra vantagem é que um ponto compensa o outro”, justificou.