PLR na Samot já coloca mais dinheiro no bolso dos metalúrgicos


Empresa foi a primeira em São Bernardo a fechar acordo em 2013. Foto: Paulo de Souza / SMABC

Na primeira PLR negociada este ano em São Bernardo, os companheiros na Samot já se beneficiaram da isenção de imposto de renda sobre a participação nos lucros e resultados conquistada pelo Sindicato no final do ano passado.

“A coquista significa mais dinheiro no bolso do trabalhador, o que impulsiona a roda da economia, trazendo ainda mais benefícios ao próprio trabalhador”, afirmou Nelsi Rodrigues, o Morcegão, coordenador de São Bernardo.

Ele explicou que, com mais dinheiro, a companheirada aumenta suas compras porque deseja melhorar o padrão de vida. Este crescimento do consumo, por sua vez, eleva também a produção nas empresas. E produção em alta significa manutenção dos empregos existentes e criação de novos, beneficiando os próprios trabalhadores.

Como cerca de 70 mil metalúrgicos na base terão isenção total do imposto de Renda na PLR, a estimativa é que a categoria injetará cerca de R$ 66 milhões na economia, com aumento do consumo, da produção e do emprego principalmente no ABC, onde vive a maior parte da categoria.

Samot
A PLR na Samot foi negociada pelo Sindicato com a empresa e aprovada em assembleia na porta da fábrica na última segunda-feira.

“Esse foi o pontapé inicial nos acordos deste ano em São Bernardo”, afirmou Juarez Barros, o Buda, diretor do Sindicato. As parcelas serão pagas neste mês e em agosto.

Acompanhe a luta pela isenção do IR na PLR
Em junho de 2010, a direção do Sindicato entregou para o então presidente Lula, o documento solicitando a isenção do imposto sobre a PLR.

Desde então, os Metalúrgicos do ABC ocuparam por duas vezes a via Anchieta em protesto contra a cobrança e realizaram um ato unificado com os Ban­cários, Petroleiros e Químicos, em São Paulo, além de mobilizações nas fábricas. 

Em dezembro de 2011, um abaixo-assinado pelo fim do imposto na PLR obteve a 220 mil adesões e foi entregue ao governo federal.

Durante todo o ano de 2012, dirigentes dos Metalúrgicos do ABC estiveram em Brasília negociando a isenção.

A vitória da categoria contra a cobrança do IR na PLR chegou nas vésperas do Natal do ano passado, quando a isenção pa­ra ganhos até R$ 6 mil e tabela progressiva e mais justa para valores superiores foi anunciada pelo governo federal.

Da Redação