PLR sai na IGP, Arteb Diadema e Fundição Estrela


Assembleia na Fundição Estrela. Foto: Raquel Camargo / SMABC

Metalúrgicos em mais três empresas na base aprovaram em assembleias propostas de participação nos lucros e resultados.

Em Diadema, depois de dois meses de uma difícil negociação, os trabalhadores na IGP aprovaram uma boa proposta de PLR.

“Devido ao momento incerto da economia, acreditamos que foi um acordo significativo”, disse Antônio Claudiano da Silva, o Da Lua, do CSE na empresa.

“Quero agradecer aos companheiros que mostraram disposição de luta quando a fábrica endureceu a negociação. Foi pela garra que a proposta saiu”, ressaltou. Os pagamentos serão feitos no mês que vem e em março de 2013.

Em segunda assembleia, outro acordo foi aprovado na Arteb Diadema. Uma semana antes, os companheiros rejeitaram a proposta por não concordarem com os valores apresentados.

Apesar da dura negociação e do choro da empresa, a pressão dos trabalhadores fez com que a proposta fosse melhorada. Os pagamentos saem neste mês e em fevereiro do ano que vem.

Em São Bernardo, o pessoal na Fundição Estrela teve um bom reajuste na PLR e a partir de janeiro do ano que vem terá o vale compras também reajustado.

“Foi uma negociação complicada, que só deu certo por causa da organização dos trabalhadores e do trabalho da comissão negociadora”, afirmou Nelsi Rodrigues, o Morcegão, coordenador de São Bernardo.

Os pagamentos sairão no mês que vem e em fevereiro de 2013. A próxima pauta discutida pelos companheiros será a construção da representação interna dos trabalhadores.

Da Redação