PM ilegal: Justiça quer arquivar processo
O Tribunal de Justiça (TJ) concluiu investigação de dois anos pedindo o arquivamento de inquérito que apurava suposto envolvimento de dois juízes e do Secretário de Segurança Saulo de Castro nas ações ilegais do Gradi – Grupo de Repressão e Análise dos Delitos de Intolerância.
O Gradi, unidade de elite da PM, infiltrava ilegalmente presos em quadrilhas e depois promovia ações que resultavam em crimes como tortura e extermínio.
Para a Procuradoria Geral de Justiça essas operações seriam uma farsa para melhorar a imagem do governador Alckmin.
O Gradi realizou cinco ações que resultaram em 27 mortes, entre elas uma emboscada na Rodovia Castelinho, em Sorocaba.
O presidente da Federação Interamericana de Direitos Humanos, Hélio Bicudo, disse que a investigação sigilosa do TJ não é confiável. “Foi uma manifestação de corporativismo”, explicou.
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos está apurando o caso e pode condenar o Brasil por violação grave.