Polícia Federal já fez 77 ações
Nunca se combateu tanto a corrupção como no governo Lula. Aliás, foi a primeira vez que um presidente da República defendeu a abertura de uma CPI, como agora no caso dos Correios
Desde janeiro de 2003, a Polícia Federal (PF) realizou 77 ações, com a prisão de 1.234 acusados, entre eles 290 funcionários públicos e também juízes, empresários, 120 polícias federais e rodoviários. Em apenas oito operações, a PF combateu fraudes em torno de R$ 2,7 bilhões.
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse que recebeu carta branca do presidente Lula para agir sem interferência política, e que não existe tolerância contra crimes e criminosos, seja quem for.
Como exemplo dessa política o ministro citou a recente prisão do ex-gerente do Ibama no Mato Grosso, Hugo Werle.”Não temos obstáculos políticos”, avisou Márcio Thomaz Bastos.
Ele deu outro exemplo. Desde que assumiu o ministério, mais de 30 agentes e delegados da PF envolvidos em corrupção foram demitidos e várias áreas do governo estão sob investigação, e que os envolvidos serão denunciados.
Ele lembrou que a Polícia Federal está checando mais de 300 contratos entre os Correios e fornecedores, e deve chegar aos envolvidos na arrecadação de propinas.
No Ministério da Saúde, a Federal desbaratou uma quadrilha que fraudava licitações desde o governo FHC, e no mês passado foi presa a maior quadrilha especializada em extração ilegal de madeira da Amazônia. “Nada deixará de ser investigado”, afirmou o ministro Thomaz Bastos.