Polo ultrapassa Onix e VW suspende de vez o lay-off em Taubaté
Além do sucesso da versão Track, montadora aposta em melhoria do mercado a partir dos incentivos aos modelos de entrada
Balanço preliminar de maio indica que o Volkswagen Polo ultrapassou o Chevrolet Onix e fechou o mês na vice-liderança do ranking de modelos leves, atrás apenas da Fiat Strada. Em abril o hatch da marca alemã estava no quarto lugar, atrás também do Hyundai HB-20. Se considerado isoladamente o ranking de automóveis, o Polo foi o mais emplacado no mês, posição nunca antes conquistada pelo modelo que vem crescendo em vendas a partir de fevereiro, quando a Volkswagen lançou a versão Track com a incumbência de substituir o Gol, um dos maiores ícones da marca no Brasil.
O sucesso da versão Track, produzida em Taubaté, SP, e atualmente o modelo de entrada da marca, certamente foi o principal ponto considerado na decisão da Volkswagen de adiar o regime de lay-off na fábrica do interior paulista, que afetaria 800 trabalhadores e suspenderia o segundo turno por lá a partir desta quinta-feira, 1.
Há quase um mês, o Sindmetau, Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, havia informado que o lay-off estaria sendo adiado para vigorar a partir de 1º de julho. Consultada na quinta-feira (01), a Volkswagen disse que oficialmente nunca falou em adiamento, ou seja, o lay-off, a princípio, está definitivamente suspenso.
A decisão, como aventou o Sindmetau ao anunciar o adiamento, está claramente atrelada às discussões do governo com o setor automotivo em torno de um programa voltado a criar categoria de veículos mais baratos, que teve um pré-anúncio em 25 de maio e ainda depende de MP (medida provisória) que reduzirá impostos federais para modelos até R$ 120 mil. Em nota oficial, a Volkswagen explica que “o motivo da suspensão do lay-off tem por base as novas perspectivas para a demanda de vendas no setor automobilístico”.
Do AutoIndústria