Popularidade de Lula é resposta aos que torcem pelo aprofundamento da crise

A avaliação é do presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, e do líder do partido na Câmara Federal, deputado Maurício Rands

O novo salto na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que alcançou 84% de aprovação, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (3) – revela o acerto do governo federal nas medidas de combate à crise econômica. A avaliação é do presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, e do líder do partido na Câmara Federal, deputado Maurício Rands.

“Apesar da torcida contrária de alguns setores da imprensa, o governo Lula tem enfrentado os problemas em sintonia com a população, consciente da gravidade da situação, mas compreendendo seu papel de líder que combate os exageros de analistas que querem fazer a crise se aprofundar”, disse Berzoini.

Na análise de Berzoini, ao se alimentarem perspectivas negativas, como faz boa parte da mídia, acaba-se criando um cenário ruim para a economia, cujo funcionamento tem como fator essencial a confiança das pessoas. “O presidente Lula, ao contrário de setores negativistas, atua para injetar otimismo, um instrumento essencial para combater a crise que foi gerada lá fora”, disse.

Como exemplo, citou a decisão de Lula de aumentar o salário mínimo de R$ 415 para R$ 465, o que resultará na injeção de bilhões de reais na economia brasileira. “Isso mostra que o governo não é fraco, não está aumentando impostos e nem arrochando salários, como vimos num passado recente no Brasil”.

Maurício Rands, por sua vez, acredita que o resultado da pesquisa reflete o acerto do governo de utilizar, desde 2003, o Estado como indutor do desenvolvimento, rompendo com o modelo neoliberal.

“A presente crise mostrou a falência do modelo neoliberal, com o resgate do papel do Estado. E esta opção de fortalecimento do Estado, contrariando algumas cassandras que ainda apostam num quadro de quanto pior melhor, foi tomada pelo governo Lula desde janeiro de 2003. Daí os resultados cada vez mais positivos das pesquisas de opinião que avaliam o presidente e o governo federal”.

Do PT