Por investimentos estrangeiros, Vietnã vai subsidiar energia para carregar carros elétricos
Governo planeja bancar tarifas em estações de recarga como forma de alcançar meta de neutralidade de carbono
Em nome de parcerias com países desenvolvidos e investidores estrangeiros, o Vietnã traçou um objetivo ousado de ser neutro em carbono até 2050. Agora corre atrás e planeja subsidiar a energia para carregar veículos elétricos (VEs).
A estratégia do país asiático é estimular a compra de carros elétricos e cumprir seus compromissos de transição energética. O projeto, contudo, ainda será submetido à aprovação do governo central em setembro. Além de subsidiar a energia para recarga dos carros elétricos, o governo do Vietnã também planeja conceder incentivos para a produção e importação de VEs.
Também está na pauta bônus para os consumidores trocarem seus modelos a combustão por automóveis movidos 100% a bateria. “A transição para a energia verde é uma tarefa essencial e importante no processo de realização dos objetivos de desenvolvimento verde e no cumprimento dos compromissos internacionais do Vietnã”, declarou o governo vietnamita por meio de nota.
O Vietnã atualmente soma pouco mais de 150 mil pontos de carregamento para carros elétricos. A maioria dos aparelhos, contudo, é de propriedade e operado pela VinFast, a marca local que quer ser a rival da Tesla nos Estados Unidos e em outros mercados.
Do Automotive Business