Por que as picapes pequenas fazem tanto sucesso no Brasil?

O Brasil é um país um tanto diferente de outros no segmento automotivo. Temos várias particularidades únicas do nosso mercado, como por exemplo o sucesso dos carros Flex, e também podemos colocar nessas exclusividades o sucesso das picapes pequenas. Mas por que isso acontece? Primeiramente temos que lembrar que as picapes consideradas pequenas não nasceram no Brasil, elas já existiam antes.

Nos EUA, foi lançada a Datsun 1000 na década de 50, com menos de 4 metros de comprimento, mas essa era ficou enterrada no passado por muitas e muitas décadas, pois nos EUA e em outros países os carros aumentaram e muito de tamanho com o passar do tempo. Foi apenas no Brasil que esses veículos comerciais bem pequenos continuaram a fazer sucesso. Os dois principais motivos para isso são a necessidade de um veículo para trabalho, com consumo e manutenção mais em conta e a vontade de ter uma picape e falta de dinheiro para ter os modelos diesel mais caros.

Mas o bolso não consegue se esticar tanto. Para alguns, picapes como Toro e Oroch acabam sendo a solução, mas para outros, a única saída é comprar uma modesta Fiat Strada (ou VW Saveiro), que parte de R$ 99.990. E tudo começou com a Fiat, e hoje ela colhe os frutos. Nos anos 70, apenas Chevrolet e Ford vendiam picapes no mercado brasileiro, e eram modelos maiores, as famosas F100 e D10. Foi então que a Fiat decidiu lançar uma picape derivada de um carro comum, de passeio, com a Fiat 147 Pickup, com este nome desde o lançamento, em 1978, e depois se tornando a Fiat City a partir de 1980.

Logo ela foi imitada por várias marcas, com suas concorrentes Ford Pampa, VW Saveiro e Chevrolet Chevy 500. Como a imitação é a melhor forma de elogio que existe, vemos que realmente a marca italiana estava certa. E isso tem se mostrado por décadas, pois faz mais de 20 anos que a Fiat Strada (também a Fiat Toro) é líder de seu segmento, muitas vezes até chegando a ser o carro mais vendido do país, considerando-se todos os segmentos.

Do Notícias Automotivas