Por que pagamos impostos?
Miguel observava seu pai concentrado em meio a muitos papéis. Sabia que incomodá-lo seria muito perigoso, visto que estava preparando sua declaração de Imposto de Renda. Sempre ficava nervoso e esbravejava muito dizendo que não era justo pagar tanto dinheiro ao governo.
No dia seguinte, Miguel resolveu perguntar a seu professor a razão de pagarmos impostos, pois no alto dos seus nove anos ele já havia percebido que as pessoas não gostavam de pagá-los. Seu professor explicou que desde o início da civilização, os governos arrecadam tributos dos cidadãos que, por sua vez, sempre reclamaram da cobrança.
Continuou dizendo que os impostos não são bons nem ruins. Eles são necessários. “O meu salário de professor, por exemplo, é pago por meio dos impostos! Hoje, no Brasil, os impostos pagam toda uma rede social. O Bolsa Família, o SUS (Sistema Único de Saúde), toda educação, as aposentadorias, seguro desemprego etc.”, afirmou.
O professor explicou que com os devidos controles, os impostos são capazes de construir grandes nações e proporcionar o bem-estar das pessoas. Porém, o dilema é onde será gasto o dinheiro dos impostos. É a população que deve decidir se os impostos servirão para pagar altos salários ou serão investidos na construção de novas escolas, melhores hospitais, construção de hidrelétricas, por exemplo. “Se não há a participação da população nesta questão, o assunto pode virar uma disputa política e, aí, cada um gasta como bem entende o dinheiro arrecadado”, destacou.
E ainda comentou: se observarmos a história poderemos perceber que todas as grandes nações possuem alta carga tributária, porém, é preciso discutir quem paga mais e quem paga menos impostos. Nestes países quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos, o que não acontece no Brasil.
“Por isso é tão importante o envolvimento da população na questão dos impostos, para que essa realidade seja alterada e se possa, assim, construir um sistema mais justo”, concluiu o professor.
Miguel pensativo comentou: “Quando eu for presidente do Brasil, vou usar o dinheiro dos impostos para fazer um monte de coisas boas para o meu povo. Pode apostar!”.
Subseção Dieese do Sindicato