Por uma nova política de educação técnica

Uma das prioridades da política educacional do governo Lula é a reestruturação do ensino técnico. Trata-se de reverter o processo de desmonte dessa área realizado no governo FHC, resgatando princípios e diretrizes que vinham sendo construídos pela sociedade ao longo de décadas.

Uma das medidas imediatas neste sentido e que foi sinalizada pelo ministro da Educação, Tarso Genro, em sua palestra no seminário Metas para o Milênio, na sede do Sindicato, é a volta da formação técnica como parte integrante do ensino médio.

Os princípios que orientam a construção de uma nova política nacional de educação técnica e tecnológica são os mesmos que dão base à construção de um sistema nacional de educação, unitário e integrado em todas as modalidades.

Entre eles destaca-se o do trabalho como princípio educativo. Seu fundamento é a concepção de que o ser humano é um sujeito social, ou seja, que só se converte em sujeito ao se perceber como ser social.

Esse processo se dá a partir de sua prática histórica e de sua sociabilidade. Essa prática, assentada na ação-reflexão-ação, permite ao homem transformar o mundo e transformar a si mesmo.

A educação deve ser um processo de síntese das transformações sócio-históricas. Deve ser entendida como humanização do próprio homem, no sentido de lhe assegurar a apropriação do legado histórico e cultural da humanidade.

Deve também lhe assegurar o conhecimento crítico das contradições existentes na sociedade, indicando o caminho de sua transformação.

Departamento de Formação