Porsche: “há uma tendência clara” de preferência por carros a gasolina

Alemã é a mais nova empresa a admitir que está tendo problemas com a venda de elétricos

No início de 2022, a Porsche disse que os veículos elétricos seriam responsáveis por mais de 80% do total de suas vendas anuais até o final da década. Essa meta parece ainda estar em vigor, embora a empresa tenha acrescentado um asterisco ao lado de 2030, dizendo que isso dependerá de como os clientes reagirão aos elétricos nos próximos anos.

Em uma sessão de perguntas e respostas com a imprensa durante a teleconferência de pré-treinamento para as vendas do terceiro trimestre de 2024, a marca alemã admitiu que as coisas não estão indo como planejado. O diretor financeiro Lutz Meschke disse que a situação na China é “desafiadora” para a Porsche e para todas as marcas de luxo europeias. Nos Estados Unidos e na Europa, a Porsche vê uma “desaceleração na transição dos carros a combustão e uma demanda insatisfatória de clientes em geral”.

Ele mencionou que “muitos clientes do segmento premium/luxuoso estão voltados para os carros com motor a combustão. Há uma clara tendência nessa direção”. Meschke disse que a Porsche dará às pessoas o que elas querem, renovando seus carros híbridos a gasolina e híbridos plug-in. A equipe executiva está dando ao departamento de pesquisa e desenvolvimento a flexibilidade para trabalhar em várias soluções de trem de força, incluindo “novos derivados de motores a combustão de carros eletrificados”.

Isso significa que os veículos elétricos também receberão variantes a gasolina? É muito cedo para dizer, visto que o novo Macan é construído em uma arquitetura dedicada. Se a Porsche planejar adaptações de elétricos para combustão, terá algumas dificuldades em termo de escala e plataforma, já que precisará utilizar dois modelos diferentes para um mesmo carro. Mas é algo que outras marcas já vêm adotando, e que possivelmente será a tendência entre as montadoras tradicionais da Europa.

Do Motor1