Portabilidade vale em todo o País
Desde segunda-feira (2), os 193 milhões de assinantes da telefonia fixa e móvel estão cobertos pela portabilidade, serviço que permite a troca de operadora mantendo o número do telefone
Desde segunda-feira (2), os 193 milhões de assinantes da telefonia fixa e móvel estão cobertos pela portabilidade, serviço que permite a troca de operadora mantendo o número do telefone.
A portabilidade foi implantada de forma gradual no País e agora está estendida às localidades com DDD 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT), 91 (PA ) e 11 (SP).
Qualquer assinante pode pedir a portabilidade, mesmo os devedores e aqueles que têm cláusula de fidelidade.
O sistema é uma rede de computadores que processa os cadastros dos clientes que chegam e saem das operadoras.
Cada operadora se comunica com suas concorrentes por meio da ABR Telecom, entidade contratada para gerenciar a portabilidade.
Ainda existem problemas no novo sistema, que prejudicam a qualidade dos serviços prestados. Esse é um dos argumentos das operadoras para justificar que somente 67% dos pedidos foram efetuados.
As operadoras iniciaram disputa de clientes oferecendo promoções de todo tipo. Cuidado! Conheça todas as regras para não se surpreender com os valores da conta, já que as promoções têm prazo para acabar.
TIRE SUAS DÚVIDAS
A quem pedir?
O pedido deve ser feito na nova operadora. Não é preciso avisar sua saída na outra operadora.
Como pedir?
O pedido deve ser feito pessoalmente na loja da operadora, levando RG, CPF e comprovante de endereço.
Quanto pagar?
A operadora pode cobrar até R$ 4,00, mas a maior parte delas não cobra.
Quanto tempo demora?
As operadoras têm cinco dias para fazer a mudança, com tolerância de duas horas, no máximo.
É possível mudar de Estado?
Só é possível mudanças entre cidades com o mesmo DDD, tanto para telefones fixos como móveis.
E se os prazos não forem cumpridos?
Proteste na nova operadora. Se o problema continuar, recorra a www.anatel.gov.br ou na central 133.