Porto Alegre realiza conferência

Desde segunda-feira, delegações de todo os continentes estão discutindo, em Porto Alegre, alternativas para a reforma agrária, o desenvolvimento sustentável e a pobreza rural no planeta. O encontro é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Com a palavra de ordem Novos desafios e opções para revitalizar comunidades rurais e territórios, a conferência tem como um dos objetivos debater e avaliar experiências bem-sucedidas desenvolvidas em diferentes partes do mundo por representantes de quase 188 países.

Ainda na segunda-feira, chegou ao encontro a I Caravana Nacional da Agricultura Familiar com a marcha de dois mil agricultores que levantaram faixas e bandeiras por um novo modelo de desenvolvimento e contra o agronegócio, onde foram queimadas marcas de multinacionais como a Monsanto, um caixão e a bandeira dos Estados Unidos, símbolos da exploração e da globalização neoliberal.

Agro-ecologia

“Mostramos para a sociedade os temas que a conferência precisa discutir”, afirmou Altemir Tortelli, coordenador geral da Fetraf-Sul (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar-Sul) e coordenador adjunto da Fetraf-Brasil/CUT.

“Unir reforma agrária e valorização da agricultura familiar é estratégico para o futuro do Brasil”, disse o dirigente. “Mais do que mostrar a nossa indignação e descontentamento, estamos produzindo outro modelo, alternativo e sustentável, que aponta para outra relação com o meio ambiente, com a natureza, baseado na agro-ecologia”, finalizou Tortelli.