Potencial da indústria de ferramentaria do ABC será levado aos gaúchos
Em reunião realizada na semana passada, o diretor de Organização do Sindicato, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, que acompanha o Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria na região, recebeu convite do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho, o Simplás, para avançar nos debates sobre o setor no Rio Grande do Sul (foto).
O encontro acontecerá durante a Feira do Plástico, da Borracha, dos Compósitos e da Reciclagem, a PLASTech Brasil, de 25 a 28 de agosto, em Caxias do Sul, a 95 km da capital gaúcha, com a presença de sindicatos, empresários, representantes das montadoras e do governo federal.
“Esta será uma ótima oportunidade para discutir a medida publicada, em dezembro passado, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o MCT”, avisou o dirigente. “Ela define as etapas de produção do ferramental e autoriza a reversão destes gastos em créditos para descontos de incentivos fiscais do governo federal”, destacou Bigodinho.
“Este é mais um passo importante dentro do Novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, que também estará em pauta durante o encontro”, prosseguiu.
Segundo o dirigente, em 2014 já aconteceu uma primeira aproximação bem sucedida com o setor de injeção plástica. “Agora, esta parceria continua. Representantes da área também querem saber como estão as políticas que os Metalúrgicos do ABC discutem para avançar no setor de Ferramentaria no ABC e em todo o País”, afirmou Bigodinho.
Para o diretor executivo do Simplás, Zeca Martins, que fez o convite pessoalmente, todas estas ações podem colaborar para o desenvolvimento da indústria plástica na região Sul. “Fiquei feliz com o contato e não esperava uma evolução tão grande com esta reunião. Com certeza, o resultado será de sucesso”, concluiu Zeca.
Da Redação