Poucos direitos são cumpridos
Em 19 de abril de 1940, indígenas de todos os países da América se reuniram pela primeira vez no México e definiram a data como Dia do Índio.
O Brasil tem hoje 315 mil ín-dios. São 206 povos (ou etnias), 70% concentrados na Amazônia. A Funai (Fundação Nacional do Índio) também registra 40 povos ainda isolados na região.
Desde o século 16 existem no País instrumentos legais de política para os índios, mas não são cumpridos. Até 1988, a política indi-genista queria a incorporação dos índios à sociedade. A Constituição daquele ano reconheceu sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições e os direitos sobre as terras que ocupam.
Assim, o principal objetivo da política indigenista hoje é a preservação de suas culturas, através da garantia de suas terras.
Entretanto, a insuficiência de recursos oficiais, a integração cada vez mais comum do índio às so-ciedades urbanas e os conflitos raciais e sociais dos povos brasileiros têm colocado em risco os direitos indígenas garantidos pela Constituição.