Prazo para tirar ou regularizar o título de leitor termina hoje
Para participar das eleições em outubro deste ano e ajudar a mudar os rumos do país, é preciso estar com o título de eleitor em dia. O prazo para regularizar ou tirar o documento termina hoje e pode ser feito pelo site tse.jus.br.
O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 69 anos e facultativo para analfabetos e jovens com 16 e 17 anos. Entre os serviços de regularização estão a transferência do município de domicílio eleitoral, a mudança de local de votação e a retificação de dados pessoais, como a inclusão do nome social.
O secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira, lembrou que o direito ao voto foi uma conquista e que a oportunidade não pode ser desperdiçada. “O direito ao voto foi uma luta, não veio de graça. Se perder essa oportunidade, talvez não seja mais possível reparar os danos que a falta de um voto pode fazer na vida da sociedade”.
“Muitas vezes as pessoas não estão contentes com a realidade do país, mas pouco fazem para mudar. É preciso ser protagonista da mudança, e a forma de participar da mudança num processo democrático é através do voto. Se você abre mão do direito do voto, significa que está lavando as mãos e que não se importa com o que está acontecendo”, completou.
Interesse dos jovens
O levantamento de alistamentos eleitorais realizados entre janeiro e março, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mostra que o país já havia ganhado 1.144.481 novos eleitores na faixa etária entre 15 a 18 anos. Ou seja, mais de um milhão de jovens se cadastraram e tiraram o título. Não fique de fora!