Preços dos carros elétricos e híbridos usados estão despencando no Brasil

Os carros elétricos e híbridos estão em evidência no mercado brasileiro e as vendas do segmento estão subindo, assim como a oferta de produtos e preços cada vez mais competitivos. Todavia, enquanto no mercado de carros novos, elétricos e híbridos se tornaram a sensação do momento, no mercado de carros usados a coisa é bem diferente, com alta desvalorização devido a preços bem abaixo da tabela Fipe, conforme apurou o site UOL.

Nas buscas por carros elétricos e híbridos na internet, estes modelos aparecem 16% menos no mercado de seminovos que os carros a combustão, segundo o classificado online InstaCarro, com preços até 30% abaixo da tabela Fipe. A alta desvalorização é outro ponto de destaque, como no Toyota Prius 2018 com preço 69,5% do valor da Fipe, enquanto um Hyundai HB20 2022 tem 86% do valor da tabela.

O motivo para preços bem abaixo da tabela, expondo a alta desvalorização de elétricos e híbridos seminovos, é a insegurança sobre o futuro. Como se sabe, especialmente em caso de carros elétricos, os consumidores não têm históricos válidos para confiarem em usados e seminovos. Como num terreno nunca explorado, os compradores se preocupam em especial com o valor de revenda, assim como com o pós-venda e a manutenção de um carro elétrico ou mesmo híbrido.

A bateria e a complexidade de manutenção não passam confiança ao consumidor diante de um eventual problema. O temor de uma substituição de bateria, que é caríssima, faz muitos consumidores torcerem o nariz. Luca Cafici, CEO da InstaCarro, por exemplo, compara um carro eletrificado usado como um smartphone de segunda mão na visão dos consumidores, visto não haver garantia de que os sistemas funcionarão plenamente nos anos após a compra.

Do Notícias Automotivas