Prédio do Sindicato completa 50 anos
Há cinco décadas a categoria metalúrgica do ABC tem um espaço para chamar de seu. Em 6 de outubro de 1973, com a presença de mais de dez mil pessoas, os Metalúrgicos do ABC inauguravam o prédio da Sede na rua João Basso, Centro de São Bernardo. Um sonho antigo, a compra do terreno havia sido aprovada em 1962, a obra durara 33 meses entre 1971 e 1973.
O evento, que marcou a história do Sindicato, contou com hasteamento de bandeiras, visitação às dependências do prédio e sessão solene. Na ocasião, o então presidente dos Metalúrgicos do ABC, Paulo Vidal, recepcionou diversas autoridades, dirigentes sindicais e políticos, como o governador do Estado, Laudo Natel.
Hoje, o secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira, lembra a importância do feito naquele momento emblemático da história do país. “A inauguração da Sede teve um grande simbolismo, visto que ocorreu durante os anos de chumbo da ditadura militar. A direção da época percebeu a importância de os trabalhadores terem uma casa que veio a ser palco de tantas lutas históricas. Aqui estamos, e hoje o prédio continua sendo a casa dos metalúrgicos e metalúrgicas do ABC e de todos aqueles que sonham e acreditam em uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e fraterna”.
Ao longo desses 50 anos, a Sede segue sendo palco de importantes eventos que norteiam a história sindical e política do Brasil, bem como de atividades culturais, além de ter sido um dos epicentros das grandes greves dos metalúrgicos do ABC no final dos anos 1970 e início dos 1980.