Prefeito de São Bernardo assina convênio para municipalização da Funcraf
A assinatura do convênio viabilizará um melhor controle do serviço, com a possibilidade de ampliação da oferta. A mudança na gestão visa facilitar o acesso à população, além de agilizar a resolução de problemas assistenciais e administrativos
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, assina nesta quinta-feira (2), às 14h, convênio entre a Prefeitura e a Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf). A entidade, que até então estava sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, passará a ter gestão da Secretaria de Saúde de São Bernardo.
O secretário municipal de Saúde, Arthur Chioro, afirma que por decisão conjunta dos secretários de Saúde do ABC e da própria secretaria estadual, foi pleiteada a municipalização do serviço filantrópico. “O município passará a regular, controlar e avaliar o serviço”.
A assinatura do convênio viabilizará um melhor controle do serviço, com a possibilidade de ampliação da oferta. A mudança na gestão visa facilitar o acesso à população, além de agilizar a resolução de problemas assistenciais e administrativos. A iniciativa também dará uma melhor percepção das necessidades dos munícipes, que poderão ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo.
Com a mudança da gestão para São Bernardo, o secretário municipal esclareceu que será feita a transferência do Estado de cerca de R$ 3,4 milhões, mas já está sendo negociado com o Ministério da Saúde o aumento desse teto. O evento ocorrerá no Salão Nobre do Paço Municipal.
Serviço – A Funcraf é uma instituição filantrópica que atua prioritariamente nas áreas da saúde, do ensino e pesquisa. A entidade possui sede em Bauru (SP) e filiais em São Bernardo, Itapetininga e Campo Grande. A instituição presta serviços na área de atenção a pacientes com defeitos na face, problemas auditivos, fornecimento de próteses auditivas e principalmente na área de fendas palatinas (antigamente chamada de lábio leporino).
Da Prefeitura de São Bernardo