Prefeito de São Bernardo quer transformar Represa Billings em centro de excelência de canoagem
"Projetos para desenvolver o esporte náutico na cidade terão todo o nosso apoio, pois queremos contribuir cada vez mais para recuperar o potencial da Billings", disse o prefeito
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, pretende transformar a Represa Billings em um núcleo de desenvolvimento e centro de excelência de canoagem. O anúncio foi feito no sábado (28), no Parque Estoril, durante a regata comemorativa realizada em homenagem aos 84 anos da represa.
“Projetos para desenvolver o esporte náutico na cidade terão todo o nosso apoio, pois queremos contribuir cada vez mais para recuperar o potencial da Billings”, disse o prefeito, acrescentando que a intenção é proporcionar geração de renda, inclusão e oportunidade de modo sustentável.
O chefe do Executivo também manifestou preocupação e chamou a atenção para a preservação ambiental na cidade. “A Billings pede socorro e temos que trabalhar esta consciência para preservar nossas nascentes e riquezas naturais. E nossa juventude tem um grande poder de comunicação para informar às pessoas que a preservação é uma necessidade humana”.
Cerca de 130 competidores participaram da regata comemorativa. A largada foi dada no Parque Estoril e, na primeira parte do percurso, teve como destino a margem da Rodovia Anchieta, próximo à base de captação da Sabesp. Na sequência, percorreram o trajeto inverso.
Um dos organizadores do evento, o campeão Panamericano de Canoagem pelo Brasil nos Jogos do Rio de Janeiro e finalista olímpico, Sebastián Cuattrin, comentou sobre a importância da travessia na cidade. “Utilizamos a represa para treinamento e sabemos que a região é capaz de revelar grandes atletas na modalidade, tanto é que muitos dos participantes desta regata eram crianças que nunca tinham visto a Billings. É uma ação importante para elas conhecerem a cidade”.
O secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, também salientou a importância da represa no meio esportivo. “A Billings é considerada uma das melhores represas do Brasil para a prática de esportes náuticos e temos que explorar isso. Existe um projeto de revitalização do Riacho Grande e o esporte pode dar uma grande contribuição”.
O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, também aprovou a regata e parabenizou a administração pela iniciativa. “Temos um amplo projeto para a recuperação do nosso esporte visando à revelação de novos talentos e São Bernardo é um dos núcleos deste trabalho nacional”.
Da Prefeitura de São Bernardo