Prefeito destaca participação popular durante segunda plenária do PPA Participativo
"Isso é resultado da expectativa de mudança que a população possui em torno da cidade" afirmou Marinho
Durante a segunda plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo, que ocorreu na última terça-feira (28), no Jardim Orquídeas, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, elogiou a participação da população durante o encontro que debateu o planejamento dos próximos quatro anos para a cidade.
Apesar da satisfação com a grande recepção que as reuniões tem tido, Marinho não demonstrou surpresa com a grande quantidade de participantes nos dois encontros já realizados. “Isso é resultado da expectativa de mudança que a população possui em torno da cidade” afirmou.
“Faremos um governo transparente e inclusivo, mas para isso é preciso que o povo participe conosco da administração. O número de participantes tanto ontem quanto hoje mostram que as pessoas querem participar. Com o tempo vamos mudar alguns costumes e conceitos da cidade na participação política”, afirmou.
Novamente houve grande participação popular. A Emeb ficou lotada com os 557 participantes, durante as quase quatro horas de atividades.
O chefe do Executivo também lembrou que a iniciativa do Plano Plurianual Participativo é uma inovação na cidade e no País. Segundo o prefeito, vários municípios já utilizaram o PPA como instrumento de governo, mas da forma como ele é desenvolvido em São Bernardo, aberto a participação de toda a população, é algo inédito. “Tenho certeza que seremos referência para outras cidades”, garantiu.
Para a secretária de Planejamento, Nilza de Oliveira, responsável pela coordenação das plenárias, sempre houve disposição da população para participar diretamente das ações em torno do município. “As pessoas sempre tiveram reivindicações. O que faltava era dar oportunidade para a inclusão”, disse. “Hoje temos o PPA, os conselhos, as diversas plenárias. Tudo o que for lembrado pela população será registrado e encaminhado ao governo”.
A dona de casa Maria do Carmo, moradora do Orquídeas há 26 anos, esteve presente na plenária realizada na Emeb Fernando Pessoa e elogiou a oportunidade dada aos moradores. “Agora me sinto uma cidadã. Antes era só o que o prefeito decidia, sem a prioridade da maioria”, afirmou.
Melhorias – durante a apresentação do PPA aos moradores do bairro, o prefeito Luiz Marinho citou algumas das ações que o município realizou durante os primeiros meses sob o seu comando. Além disso, durante o ano a região do Alvarenga terá novidades. Marinho anunciou a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), base de saúde similar a pronto-socorros. Até o final de seu mandato, o bairro também deverá ter um sub-prefeitura e um hospital de clínicas.
Hoje a plenária do PPA acontece no Clube da Ford (Estrada dos Alvarenga, 4.023 – Alvarenga), a partir das 18h30.
Prefeitura e moradores do Orquídeas terão reunião com Sabesp
Após ampla discussão de problemas e reivindicações para o bairro, os moradores do Jardim das Orquídeas tiveram um boa notícia. Prefeitura, representantes da Sabesp e população terão uma reunião para discutir os diversos problemas encontrados pelo bairro em relação aos serviços prestados pela empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto na cidade. Segundo o prefeito Luiz Marinho, a empresa é um dos principais alvos de reclamação em toda a cidade.
“A Sabesp não está com a bola cheia na cidade. Ouvimos muitas reclamações de consertos que não são feitos adequadamente. A situação atual só traz prejuízos para todos, por isso precisamos melhorar a qualidade de seus serviços, ou teremos que rever o contrato da Prefeitura com eles”, disse.
As reclamações vão desde a falta de tratamento de esgoto, falta constante de água, até os buracos deixados pela empresa durante os serviços de manutenção nas ruas do bairro. A idéia da reunião foi dada pelo prefeito após as diversas reclamações levantadas na plenária.
Da Prefeitura de São Bernardo