Prefeito recebe lideranças de bairro para discutir impactos ambientais provocados pelo do Rodoanel
Para Marinho, o impacto ambiental das obras deveria ter sido tratado de maneira conjunta com a população
O Prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, recebeu nesta quarta-feira (15) os moradores e entidades do Jd. Imigrantes, Batistini, Jd. Represa, Jd. Canaã, Los Angeles e Pq. Royal para verificar como estão as obras do Rodoanel e os impactos ambientais que acontecem na região devido às obras.
Para Marinho, o impacto ambiental das obras deveria ter sido tratado de maneira conjunta com a população. O prefeito afirmou também que o acordo de compensação para áreas ambientais já deveria estar definido. “Agora precisamos saber os estragos ambientais causados pela obra. O acordo de compensação deveria ter sido definido no inicio das obras pois a população precisa participar de todo o processo, para que a compensação seja feita o mais rápido possível pelo Governo do Estado”, afirmou.
Além do impacto ambiental causado, as obras deixaram o Jd. Represa e o Pq. Imigrantes distantes um do outro. O trajeto que se fazia em 1,5 quilômetros, hoje se faz em 11 quilômetros. Os moradores pedem alguma forma de ligação entre um bairro e outro. “O isolamento desvalorizou ainda mais as moradias” afirmou Manoel Tavares, representante da Amirp (Associação de Movimentos Integrados de Reivindicações Populares).
O isolamento dos bairros atinge diretamente no atendimento da saúde na região. Os moradores do Pq. Imigrantes dependem da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jd. Represa. “A distância agora é grande, caso ocorra uma situação de emergência até chegarmos na UBS do Jd. Represa, pode ter acontecido o pior”, lamentou Arlindo Araújo Dutra, representante dos micros e pequenos empresários do Batistini.
A atual administração vai realizar vistoria no local em 24/4 (sexta-feira), com os representantes da região, para verificar como está o local e de que maneira o impacto ambiental poderá ser compensado. “A nova administração pretende ajudar nesta nova conquista para que tudo seja resolvido o quanto antes”, afirmou o Secretário de Obras, Antonio Carlos da Silva.
Abaixo-assinado sobre o assunto foi entregue ao prefeito.
Da Prefeitura de São Bernardo