Prefeitura de Curitiba anuncia a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos

Prefeitura investiu R$ 200 milhões dos próprios cofres para dar o impulso inicial na eletromobilidade no transporte público

No âmbito do plano estratégico de eletrificação e modernização do transporte público, a prefeitura de Curitiba anunciou a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos que farão parte da frota municipal e terão início de circulação entre maio e junho de 2024.

Segundo o comunicado oficial, a prefeitura irá investir R$ 200 milhões, em recursos próprios, na aquisição desse primeiro lote de veículos elétricos para operar no transporte público, como um marco do processo de implantação da eletromobilidade em larga escala na cidade, dentro do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba.

Vale lembrar que no mês passado começaram os primeiros testes técnicos com um ônibus elétrico da BYD rodando na capital paranaense. A meta da prefeitura de Curitiba é que no médio prazo, até 2030, 33% da frota de ônibus local deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.

Os fabricantes devem ser definidos com base nos testes em curso na cidade, que envolvem as empresas Volvo, Mercedes, Eletra, Marcopolo, BYD e Higer. Segundo Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), são oito ônibus homologados para testes até outubro, que serão avaliados de acordo com autonomia, segurança e conforto do passageiro.

Do InsideEVs