Prefeitura de Paris quer tirar o asfalto em 40% da cidade
As ondas de calor e os planos de banir os carros, tornaram viável essa mudança na pavimentação da capital francesa
A cidade de Paris, na França, já anunciou que irá banir os carros particulares de seu centro histórico e, a partir de 2030, irá banir os veículos a combustão da área urbana. Agora a ideia de acabar com 40% do asfalto na capital francesa entrou nos planos.
A ideia é reduzir a temperatura em Paris. Junto da remoção do asfalto, estará o plantio de 170 mil árvores para ajudar nesse objetivo. Segundo estudos, as recentes ondas de calor na cidade possuem relação com o excesso de asfalto e na falta de áreas verdes.
Segundo o portal Motorpassion, a França bateu recordes de temperatura em agosto de 2023, com temperaturas atingindo 40°. O asfalto de Paris fez que a sensação térmica fosse ainda maior. Outro fator que ajuda no efeito estufa da capital francesa é o fato da maioria dos telhados serem de zinco. A remoção do asfalto, provavelmente recorrendo a paralelepípedos, também irá ajudar no escoamento da água da chuva.
O banimento dos carros em Paris visa em criar áreas onde as pessoas possam trafegar a pé ou de bicicleta com segurança, o transporte coletivo cuidará de ligar as diferentes partes da cidade. Esse tipo de projeto urbanístico está em voga na Europa, com outras grandes cidades reduzindo a dependência dos carros particulares.
Do AutoPapo