Prefeitura de São Bernardo do Campo reorganiza transporte e retoma obras viárias
Em seis meses de Administração, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas reorganizou a Pasta e avaliou condições de tráfego e transporte na cidade
A Secretaria de Transportes e Vias Públicas (SMT) de São Bernardo do Campo completou seis meses de gestão com a reorganização estrutural da Pasta, planejamento para os próximos anos, e, principalmente, a retomada de obras paralisadas desde a gestão anterior. No período também tiveram início novas intervenções que vão melhorar o tráfego de veículos e pedestres nas vias da cidade.
Assim que assumiu a Prefeitura, o prefeito anunciou a retomada de obras viárias que até o ano passado não haviam sido concluídas pela administração anterior. Paulicéia, Núcleo João de Barro, Estradas do Vergueiro e Galvão Bueno, Areião e Vila São Pedro foram os seis locais a receber as intervenções.
Com custo total de R$ 23,6 milhões, elas vão desde a pavimentação de ruas até a canalização de córregos. “Deixar obra parada é desperdiçar recurso público, principalmente quando são obras necessárias para a cidade. Todos esses projetos foram revistos, com prioridade para a segurança no trânsito”, afirmou a secretária de Transportes e Vias Públicas.
A primeira das obras a ser entregue é a Avenida Pery Ronchetti, que passa por intervenções desde o ano passado para a duplicação da avenida e canalização do córrego Saracantan, já concluída. A previsão é que até o aniversário da cidade, em 20 de agosto, a obra esteja concluída. As obras de readequação viária das avenidas Vergueiro e Vivaldi devem ser entregues até o final do ano.
Durante o semestre, a Prefeitura deu início também a outras intervenções. Os destaques ficam por conta do rebaixamento da Avenida Lions, que teve início no final de junho, e a drenagem, canalização e pavimentação do Ribeirão dos Couros.
O viaduto do Km 22,5 da Via Anchieta é outra construção que foi retomada. Parada desde 1975, a obra foi reiniciada no final de junho. Com investimento de R$ 23 milhões, os novos acessos ao viaduto vão beneficiar cerca de 150 mil moradores por dia.
Uma das principais medidas adotadas no primeiro semestre foi o resgate de recursos do governo federal para obras viárias. As verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinadas à drenagem e ao sistema viário estavam praticamente descartadas, já que a administração anterior não apresentou projetos que pudessem viabilizar a realização de obras com o repasse de verbas do programa. Mesmo com prazo praticamente perdido, a cidade conseguiu recuperar o recurso, que além de possibilitar novas intervenções, garantirão investimentos em outros projetos.
Da Prefeitura de São Bernardo