Prefeitura de São Bernardo fará projeto para construção de Veículo Leve sobre Trilhos
Novo meio de transporte ligará o Paço Municipal à futura Estação Tamanduateí do Metrô
A Prefeitura de São Bernardo do Campo vai contratar a elaboração do projeto funcional que irá estabelecer o traçado onde deverá passar o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que ligará o município à futura estação Tamanduateí do Metrô e atual estação de trem já existente no local, em São Paulo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23) pelo prefeito Luiz Marinho, em reunião realizada com o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, após sobrevôo sobre o trecho, que contou com a presença do prefeito de São Caetano do Sul e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, José Auricchio, da secretária de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Patrícia Veras, do secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, do coordenador de Planejamento e Gestão, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, e de um representante do Ministério das Cidades.
O grupo saiu do Campo de Marte, na capital paulista, percorrendo o trecho de 14 quilômetros que compreende as avenidas Presidente Wilson, Guido Aliberti e Lauro Gomes até o Paço Municipal de São Bernardo, além da estação Tamanduateí, para verificar a viabilidade do traçado por onde deverá passar o VLT. Para o prefeito Luiz Marinho, é provável que a obra seja construída neste trecho. “Além de evitar desapropriações, o novo meio de transporte traz melhorias para seu entorno”, disse. “Do ponto de vista de atendimento à demanda e da distância, esse é o melhor trajeto”, concorda o prefeito de São Caetano.
De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, esta será uma obra de médio a longo prazo, porém, relativamente simples, uma vez que aproveitará a estrutura viária já existente sem que haja necessidade de grande intervenção urbana. O prefeito Luiz Marinho anunciou que a Prefeitura de São Bernardo dará o primeiro passo para a realização da obra ficando responsável pela elaboração do projeto funcional. O governo do Estado já fez uma pesquisa de origem-destino que servirá de base para os estudos.
No final do ano passado, antes de assumir o governo, o prefeito Luiz Marinho e a secretária municipal de Transportes se reuniram com o secretário de Transportes Metropolitanos e acertaram a construção do novo meio de transporte. Nos próximos dias, haverá uma nova reunião da secretária de Transportes e Vias Públicas com a equipe da Secretaria de Transportes Metropolitanos para discutir o projeto.
Da Prefeitura de São Bernardo