Prefeitura de São Bernardo inicia obras de rebaixamento da Avenida Lions nesta segunda
Serão construídas duas pistas marginais, que deverão desafogar o fluxo das avenidas Lions e Senador Vergueiro
A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio do Programa de Transporte Urbano da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, dará início nesta segunda-feira (22) às obras de rebaixamento da Avenida Lions. Orçada em R$ 34 milhões, sendo R$ 14 milhões só para desapropriação de 87 imóveis, a intervenção faz parte do conjunto da obra de transposição da Avenida Lauro Gomes, consolidando um importante eixo de ligação que facilitará o acesso a Santo André e Diadema. A previsão de entrega é até o fim de 2011.
A obra, que terá início no trecho entre as ruas Votarantim e Rio Feio, na Vila Vivaldi, no sentido Paulicéia, prevê o rebaixamento e alargamento da Avenida Lions entre as avenidas Vivaldi e Senador Vergueiro. “Faremos o rebaixamento da Lions com três faixas rebaixadas e outras duas com entradas para a Avenida Vergueiro e a Rua Brasil”, explica o coordenador do Programa de Transporte Urbano, Geraldo Moura.
Também serão construídas duas pistas marginais nos dois sentidos para o tráfego local, que deverão desafogar tanto o fluxo da Lions quanto da Senador Vergueiro, além de facilitar o acesso entre os bairros Centro e Rudge Ramos. “Vamos reduzir em 50% o grau de saturação na Vergueiro. É uma obra que em pouco tempo trará um ganho efetivo para a cidade”, afirmou o coordenador do PTU.
O viaduto de 360 metros para a transposição do Anel Viário Metropolitano sobre a Avenida Lauro Gomes também faz parte do projeto, e está previsto para ser concluído até o fim deste ano. A obra vai eliminar mais um ponto de congestionamento, na divisa com Santo André, facilitando a fluidez do tráfego.
O projeto foi amplamente debatido pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas do município e uma comissão formada pela população local, que discutiram a melhor forma de realização da obra sem causar transtornos aos usuários do sistema. A secretaria garante uma série de melhorias na região, como a eliminação de cruzamentos e diminuição do tempo de espera, além da redução do nível de ruídos e valorização do comércio local.
Com a intervenção no trecho, o objetivo é preparar o trânsito daquela região de forma adequada para os próximos 20 anos, levando em consideração a projeção de novos veículos na cidade durante esse período.
Da Prefeitura de São Bernardo