Prefeitura de São Bernardo terá Bilhete Único até julho

A instalação dos equipamentos permitirá a integração de tarifas entre as linhas municipais de ônibus por meio do Cartão Legal; catracas eletrônicas já estão em fase de construção


 

 

A Prefeitura de São Bernardo do Campo conclui até o final deste primeiro semestre a implantação do Bilhete Único que permitirá a integração tarifária na cidade, uma das principais propostas do Plano de Transporte Urbano do município. Sistema já utilizado em São Paulo, o Bilhete Único, que no município será conhecido como Cartão Legal, possibilitará a integração de tarifas entre as linhas de ônibus municipais. Em São Paulo, essa integração envolve ônibus, metrô e trens.

Após a implementação das catracas eletrônicas, que já estão em fase de produção, a Administração inicia a construção de novos terminais rodoviários e de estações de transferência. O sistema tem como meta estabelecer uma nova logística da rede de transporte racionalizando as linhas de ônibus de São Bernardo.

A secretária de Transportes e Vias Públicas, Patrícia Veras, disse que a previsão é que as catracas eletrônicas estejam devidamente implantadas e em funcionamento ainda neste primeiro semestre. “A Prefeitura estabeleceu o padrão desses equipamentos e as especificações técnicas para que a SBC Trans – concessionária do transporte coletivo municipal – adquirisse os equipamentos compatíveis à integração tarifária”, afirmou. Patrícia Veras completa que todas as mudanças relativas ao novo sistema de transporte urbano da cidade foram estudadas visando atender as reais necessidades dos usuários do serviço.

O Cartão Legal será usado para pagamento da passagem de ônibus, dando fim aos passes de papel, além de conferir maior mobilidade e conforto aos usuários. Já o cadastramento dos passageiros para a utilização do serviço será realizado em etapas.

Inicialmente serão cadastrados os casos de gratuidade – passageiros que não passam pela catraca, depois serão atendidos os estudantes e usuários de vale-transporte. Outra novidade é que após este novo sistema os passageiros contemplados com a gratuidade terão maior conforto, uma vez que poderão ocupar qualquer lugar dentro do ônibus. Hoje, esses usuários ficam restritos ao espaço próximo ao motorista, anterior à catraca.

A construção dos novos terminais e das estações de transferência será definida junto com as mudanças das linhas na rede de transporte, que serão feitas em uma segunda etapa. Segundo Patrícia, entre as principais vantagens proporcionadas pelo Bilhete Único figuram a redução de custos, maior segurança e melhor controle das operações.

 

PMSBC