Prefeitura discute tombamento dos pavilhões da Vera Cruz

O plano de ação tem como objetivo promover o desenvolvimento do município que tem conjuntos urbanos tombados, em processo de tombamento ou ainda registrados como Patrimônio Histórico Cultural

A Prefeitura de São Bernardo do Campo discute o tombamento dos pavilhões da Cia. Cinematográfica Vera Cruz e de outros patrimônios da cidade no Plano de Ação para Cidades Históricas do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN). Em todo o estado de São Paulo, apenas 12 municípios participam do grupo; no ABC apenas São Bernardo e Santo André foram selecionados.

O plano de ação tem como objetivo promover o desenvolvimento do município que tem conjuntos urbanos tombados, em processo de tombamento ou ainda registrados como Patrimônio Histórico Cultural. O trabalho consiste em definir diretrizes, metas e estratégias para que o poder público invista nas cidades que possuem locais históricos.

Na primeira etapa do trabalho foi realizado um levantamento dos locais que as cidades propunham como passíveis de tombamento. Em São Bernardo, as indicações tiveram como base os bens tombados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, (Compahc). O Estádio Primeiro de Maio, a casa da ex-prefeita Tereza Delta, o cemitério da Vila Euclides e os pavilhões da Cia. Cinematográfica Vera Cruz são alguns dos bens citados pelo conselho.

Para o grupo, estas construções têm projeção nacional, já que a Vera Cruz foi a primeira grande tentativa de se criar uma indústria de cinema nacional e Estádio Primeiro de Maio foi marcado pelas manifestações do movimento sindical no final dos anos 1970.

Da prefeitura de São Bernardo