Prefeitura inaugura novo Polo Diadema da Universidade Aberta do Brasil e amplia cursos

O total de vagas saltou de 66 para 270, em cursos de universidades públicas, com prioridade para professores municipais e estaduais

A Prefeitura de Diadema inaugura, na próxima terça-feira, 20 de outubro, a nova sede do Polo da Universidade Aberta do Brasil no município, que passará a funcionar na Avenida Sete de Setembro, 400, Centro. O novo prédio da UAB servirá para apoio aos cursos gratuitos de graduação e pós-graduação à distância oferecidos através de parceria com o Ministério da Educação e universidades públicas de todo o País. A inauguração, às 15h, contará com a presença do prefeito Mário Reali e da secretária de Educação, Lúcia Couto.

Desenvolvido desde 2008, o projeto da UAB atende prioritariamente professores das redes públicas municipal e estadual. O número de vagas saltou, apenas este ano, de 66 em janeiro, para as atuais 270, o que coloca o Polo UAB Diadema entre os mais concorridos do Estado.

Embora os cursos da Universidade Aberta aconteçam em ambiente de ensino virtual, via Internet, e os alunos cumpram atividades semanais realizadas de acordo com os horários disponíveis de cada participante, o Polo Diadema dará toda a infraestrutura para apoio aos alunos, incluindo um laboratório de informática com 30 computadores. No novo prédio ficarão também os tutores contratados pelas universidades para atendimento presencial aos estudantes. No espaço haverá ainda biblioteca e salas de atendimento e coordenação, sala de aula e auditório para 60 lugares.

A primeira parceria da UAB Diadema aconteceu com dois cursos de pós-graduação oferecidos em conjunto com a Universidade Federal Fluminense (UFF) nas áreas de “Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância” e “Novas Tecnologias no Ensino da Matemática”. Um novo curso de “Extensão em Educação Ambiental” foi iniciado em agosto em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). E em setembro houve a aula inaugural do curso “Educação para a Diversidade e Cidadania”, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Também foi fechada parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para realização de curso de pós-graduação em “Educação Especial”. E para 2010, será lançado edital para o Curso de Especialização em “Tecnologias e Sistemas de Informação”, da Universidade Federal do ABC (UFABC). Também estão nos planos da Secretaria de Educação de Diadema para o ano que vem viabilizar curso de graduação em Pedagogia, o que atenderia aos professores da rede municipal.

Os processos seletivos para todos os cursos tiveram grande número de inscritos, chegando a 6,5 candidatos por vaga, o que demonstra a importância da UAB para a região. Outra característica dos cursos, de priorizar o atendimento a professores da rede pública também vem ganhando destaque. Dos 60 alunos do curso de Educação Ambiental da Unifesp, por exemplo, 54 são da rede municipal e estadual de Diadema, ou seja 90%. A demanda por vagas garantiu a oferta de novas turmas para os cursos já existentes e a ampliação de vagas para as turmas deste ano da UniRio, de 30 para 50 alunos.

Da Prefeitura de Diadema