Prefeitura lança Disque-denúncia contra abusos de crianças e adolescentes

Com o lançamento do Disque 100, o que se pretende é utilizar os recursos do Executivo municipal para ajudar a divulgar o serviço, que funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados

No Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de São Bernardo do Campo lançou, nesta segunda-feira (18), um programa de Disque-denúncia para casos de violência contra crianças e adolescentes. O lançamento foi feito durante o evento São Bernardo no Disque 100: Enfrentamento ao Abuso, à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado na Câmara Municipal pela Fundação Criança.

O Disque 100 é um serviço gratuito coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal, de denúncia contra esse tipo de crime. Com o lançamento do Disque 100, o que se pretende é utilizar os recursos do Executivo municipal para ajudar a divulgar o serviço, que funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. A identidade do denunciante é mantida em sigilo e os casos reportados são analisados e encaminhados aos órgãos de defesa.

O presidente da Fundação Criança Ariel de Castro Alves disse que o encontro proporciona uma boa divulgação do Disque 100 entre profissionais da Educação, Saúde e entidades da rede Criança Prioridade 1. O objetivo da Fundação Criança é ministrar palestras entre os educadores das rede municipal e estadual para qualificar os educadores a reconhecer possíveis casos de abuso.

Além do lançamento do Disque 100, o encontro tratou de outros temas, entre eles os vários tipos de abuso e exploração a que crianças e adolescentes podem ser submetidos. Também foram objeto de discussão quais indícios os jovens que foram abusados apresentam e como utilizar com mais eficiência a rede de proteção social, formada por poder público e entidades sociais, para atendê-los.

Entre várias autoridades e especialistas da área, o evento contou com a presença do juiz da Vara da Infância e da Juventude, Luiz Carlos Ditomaso, e da promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Vera Lúcia Acayaba de Toledo.

A promotora Vera Lúcia Acayaba afirmou que esses encontros são importantes para despertar o senso de responsabilidade e solidariedade e lutar contra crimes dessa natureza.

Da Prefeitura de São Bernardo