Preparatório para o Enem, Cursinho Comuna está com inscrições abertas

Sem fins lucrativos, pré-vestibular é voltado a alunos da rede pública que estão no 3º ano ou que já concluíram o ensino médio

Estão abertas as inscrições para o cursinho popular Comuna a estudantes da rede pública, com foco nos estudos preparatórios ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), até o dia 8 de fevereiro. Sem fins lucrativos, a mensalidade é de R$ 20 para manutenção do projeto.

O coordenador-geral da representação na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, destacou que o Sindicato é parceiro da iniciativa, que teve início em 2016 com o trabalhador na Volks, Bruno Fernando Braz da Silva.

“É muito importante os jovens aproveitarem oportunidades como essa, pois na sociedade o ponto de partida no conhecimento não é o mesmo, depende muito do poder aquisitivo. Tem pessoas que se preparam para entrar em universidades públicas em cursinhos que são caros, mas a maioria não tem essa condição. O Comuna dá a condição de conhecimento, de preparar as pessoas para disputar uma vaga em uma universidade pública”, afirmou Bigodinho.

“É preciso criar políticas públicas de educação e de reindustrialização do país, para que todos e todas possam ter oportunidades de formação, de conseguir um emprego e ter uma vida digna”, defendeu. 

Cursinho da Poli

O material didático é disponibilizado pelo Cursinho da Poli, que nasceu na USP (Universidade de São Paulo) em 1987. O diretor do Cursinho da Poli e presidente da Fundação PoliSaber, Giba Alvarez, ressaltou que o objetivo é democratizar o acesso a universidades públicas.

“Além da preparação para o acesso ao ensino superior, o projeto permite a formação integral, política, crítica e autônoma. Também é um preparatório para o mundo do trabalho, que vem se ressignificando a toda hora e necessita de pessoas com formação e condições de acompanhar essas mudanças”, disse.

Processo seletivo

Serão 30 vagas e a prova do processo seletivo, que não tem custo de inscrição, será no dia 11 de fevereiro, às 9h. Do total, 50% das vagas serão reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. A prioridade é para alunos do 3º ano do ensino médio ou que já tenham concluído os estudos. As aulas serão aos sábados, das 8h às 17h, de março a novembro.

O cursinho fica na Av. Bunduki, 352, Assunção, São Bernardo. Mais informações e inscrições pelo site cursinhocomuna.wixsite.com/site.