Preservando a memória da classe trabalhadora

CUT e Arquivo Nacional do Brasil promovem em 2011 a 2º edição do "Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos"

Está programado para os dias 30 e 31 de março e 1º de abril de 2011, a realização do 2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e Seus Arquivos”, agora com o tema “Memória e Resistência. A atividade promovida pela CUT e Arquivo Nacional do Brasil tem como objetivo central a realização de debates sobre os documentos reunidos pelos arquivos operários, rurais, sindicais e populares, bem como sobre as particularidades que envolvem o tratamento desses acervos, constituindo-se em um fórum privilegiado para a transferência de informações e o incentivo à recuperação e à preservação dos arquivos dos trabalhadores e suas organizações.

 O Seminário contará com a participação de conferencistas e especialistas nacionais e internacionais que debaterão, a partir de diversas perspectivas disciplinares, temas de interesse no âmbito dos arquivos dos trabalhadores da cidade e do campo. Esses arquivos são de grande importância por também preservarem documentos para o conhecimento das formas de resistência ao regime militar brasileiro e para o processo de redemocratização e construção da história recente do país.

Na primeira edição, realizada em 2008, foram três dias de intensos debates com profissionais da área de vários países. Como resultado do 1º Seminário foi lançado no ano passado o livro “O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos” que reúne artigos de especialistas brasileiros e de outros países nos estudos sobre os arquivos e a memória dos trabalhadores da cidade e do campo.

 Está nova edição do seminário está sendo organizada no âmbito da CUT pelo Centro de Documentação e Memória Sindical e no âmbito do Arquivo Nacional pelo  Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil (1964 – 1965) – Memórias Reveladas.

 Serviço:

2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e Seus Arquivos – Memória e Resistência

Público: Profissionais com atuação nos âmbitos dos arquivos e centros de documentação operários, rurais, sindicais e dos movimentos sociais. Dirigentes e militantes sindicais e populares. Profissionais de arquivos públicos e privados que mantêm sob sua guarda acervos de organizações dos trabalhadores da cidade e do campo. Arquivistas, historiadores, documentalistas, bibliotecários e estudantes interessados na temática.

Promoção: Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Arquivo Nacional do Brasil

Comissão Organizadora: Formada por algumas das principais entidades que atuam na organização, pesquisa e preservação de acervos dos trabalhadores rurais e urbanos.

Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT
Centro de Documentação e Memória da UNESP
Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul
Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil (1964 – 1985) – Memórias Reveladas
Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais da Universidade Federal de Pernambco
Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referências sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
 

Local: Arquivo Nacional – Praça da República, 173 – Rio de Janeiro – RJ

Período: 30 e 31 de março e 1º de abril de 2011

Informações:Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT

Telefones: (11) 2108-9247 e (11) 2108-9213

E-mail: cedoc@cut.org.br

 

Da CUT Nacional