Presidente do Centro Cultural Solano Trindade recebe Prêmio Zumbi dos Palmares na Alesp

Honraria tem como objetivo homenagear personalidades negras que se destacam pelo seu impacto social, cultural e religioso

Foto: Divulgação

O Centro Cultural Afro-brasileiro Francisco Solano Trindade foi homenageado no último dia 4 na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Esta foi a 21ª edição do “Prêmio Zumbi dos Palmares”, que tem como objetivo homenagear personalidades negras que se destacam pelo seu impacto social, cultural e religioso.

A honraria Comenda Zumbi dos Palmares foi recebida pelo presidente da entidade e representante sindical na Volks, Charles Aurélio Jesus de Lima, o Tuiuiú.

Ao agradecer, Tuiuiú expressou sua gratidão, destacou a relevância do trabalho realizado pelo Centro Cultural em prol de crianças e adolescentes, bem como sua importância como lugar de valorização da cultura afro. “Este reconhecimento é não apenas uma validação do nosso trabalho, mas também uma celebração da luta e da resistência do povo negro em nosso país”.

“A homenagem representa um compromisso coletivo com a igualdade, a justiça e a valorização da cultura afro-brasileira. Agradeço a cada um de vocês por reconhecerem a importância dessa luta e por estarem ao lado de iniciativas que promovem a inclusão e o respeito à diversidade. Continuaremos dedicado a trabalhar por um Brasil mais justo e igualitário, inspirado pela memória de Zumbi dos Palmares e pelo legado que ele nos deixou”.

O evento foi promovido pelo deputado Teonilio Barba (PT) e realizado pelo SOS Racismo, serviço da Alesp dedicado ao combate à discriminação racial. A cerimônia reuniu artistas e lideranças religiosas, culturais e comunitárias que foram ao centro do Plenário para receber premiações, além de apresentações musicais.

O Projeto

O projeto criado em 1998, a partir de um processo de articulação e mobilização entre o Sindicato, o IG Metall da Alemanha e representantes do Movimento Negro, é mantido pela campanha “Uma hora para o Futuro”, pelos trabalhadores na Volks. O Solano atende hoje crianças e adolescentes carentes com uma proposta pedagógica fundamentada na cultura afro-brasileira.