Presidente do IG Metall visita Sindicato, participa do encontro do Comitê Nacional e visita Volks

Durante os encontros, foram abordados os desafios da classe trabalhadora diante das transformações no setor automotivo e a formas de atuação das representações sindicais

Foto: Dino Santos

O Sindicato recebeu no último dia 26 a visita do presidente do IG Metall de Wolfsburg, na Alemanha, Flávio Benites. No Brasil, Flávio que mantém contato constante com os Metalúrgicos do ABC, esteve na Sede para estreitar laços entre as entidades e fortalecer a troca de experiências entre trabalhadores dos dois países.

Na parte da manhã, Flávio dialogou com a direção executiva do Sindicato apresentando uma análise de conjuntura. Durante o encontro, foram abordados os desafios da classe trabalhadora diante das transformações no setor automotivo, em especial no contexto da transição energética, preocupação com a manutenção dos empregos e com a guerra ideológica.

Foto: Adonis Guerra

O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, destacou a forma de representação exercida pelo Sindicato. “Esse modelo que nós temos de representação no local de trabalho é um modelo para o qual o Brasil tem que olhar. Porque traz uma série de conquistas para os trabalhadores. Temos mostrado, inclusive para o Tribunal Superior do Trabalho, que esse é o modelo do Brasil que dá certo”.

O diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, reforçou a importância da aproximação internacional. “A presença do companheiro Flávio aqui reafirma a necessidade de mantermos a solidariedade entre trabalhadores de diferentes países. O setor automotivo vive transformações profundas, e só com diálogo e união vamos conseguir garantir empregos e direitos”.

No mesmo dia, na parte da tarde, Benites visitou a fábrica da Volks, em São Bernardo, onde pôde conversar com representantes sindicais e trabalhadores no chão de fábrica.

Comitê Nacional

Foto: Adonis Guerra

No dia 27, o Comitê Nacional dos Trabalhadores na Volks, com representantes das quatro plantas, Anchieta, Taubaté, Curitiba e São Carlos, se reuniu no terceiro andar do Sindicato para debater pautas relevantes para os trabalhadores na montadora em todo país.

Os dirigentes dialogaram sobre o modelo de cogestão na Alemanha, o último acordo que foi realizado no país entre Volks e IG Metall, bem como a forma de atuação da representação na Alemanha. “Claro que esse intercâmbio ajuda nas nossas discussões, nos nossos desafios, principalmente pensando na transição energética, na qualificação profissional e na defesa do emprego e da renda da companheirada”, destacou Wellington.

Ao longo da conversa com os dirigentes, Flávio compartilhou experiências de negociação. “A principal modificação que teve na Alemanha pode servir de referência para o debate de vocês no Brasil. Na Alemanha, durante 15 anos, a negociação coletiva entre o IG Metall e a Volks só travava de salário e condições de trabalho, agora temos uma negociação que ainda trata de salário e condições de trabalho, mas fundamentalmente de investimentos na planta”.

Wellington acrescentou que a visita reforça a trajetória de cooperação entre os sindicatos e abre espaço para novos debates sobre o futuro da indústria. “Fazemos a diferença no ABC, no Brasil e no mundo! E a visita do companheiro Flávio Benites, que já fez parte do Sindicato e hoje é presidente do IG Metall de Wolfsburg, um dos sindicatos mais importantes do mundo, é prova de que a luta dos trabalhadores no mundo é uma só”, concluiu o dirigente.