Presidente do Sindicato discute desenvolvimento com governador da Paraíba

O governador João Azevêdo também preside o Consórcio Nordeste, que reúne nove estados da região

Foto: Divulgação

O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, esteve na última segunda-feira, 16, com o governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo, para tratar de temas como desenvolvimento e geração de empregos.

Moisés destacou a importância do encontro com o governador. “Quando defendemos a necessidade de uma política econômica voltada para o crescimento do país e para a geração de empregos, os governadores têm um papel fundamental para a economia crescer, em especial o João Azevêdo, presidente de um consórcio importante que reúne os governadores dos estados para discutir políticas para a região”, afirmou.

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rômulo Polari Filho, e o coordenador da Câmara Brasileira de Comércio Exterior do Estado da Paraíba, Marcelo Abrantes.

Cenário e projetos

O cenário atual brasileiro foi um dos temas do encontro. “O governador condenou veementemente os ataques contra a democracia do nosso país”, contou.

Outro tema debatido foram projetos para o desenvolvimento. “A Paraíba é um estado com a maior produtividade da região, mão de obra qualificada e com projetos para a economia crescer, como o porto seco na divisa com Pernambuco e um projeto de mobilidade e meio ambiente que começou a ser implementado. Reforcei a importância do ônibus elétrico fabricado no Brasil, com conteúdo local e geração de empregos”, defendeu.

“Temos tecnologia, mão de obra qualificada e capacidade no país e o governador foi muito receptivo. O Sindicato não tem fronteiras quando o assunto é geração de empregos no país, não só na nossa categoria. O Nordeste é fundamental para o crescimento da economia brasileira, em especial a Paraíba”.

Consórcio Nordeste

A exemplo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, criado em 1990 para articular ações conjuntas das sete cidades da região, o Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados do Nordeste do Brasil. Busca articular e implementar políticas públicas integradas e promover o desenvolvimento sustentável.

Nordeste em números

1,5 milhão de km² de extensão territorial (3ª maior região do país)

57,1 milhões de habitantes em 2019 (2ª região mais habitada)

27,2% da população do Brasil

63 municípios com mais de 100 mil habitantes

14,3% do PIB brasileiro

Fonte: Consórcio Nordeste

O que significa a bandeira da Paraíba?

A bandeira da Paraíba conta com duas cores e a palavra ‘Nego’, tempo presente do verbo negar. Foi criada em uma época que o Brasil vivia a política ‘Café com Leite’ (1930), que revezava presidentes de Minas Gerais e São Paulo. A palavra indica a não aceitação do ex-governador da Paraíba, João Pessoa, ao indicado pelo então presidente Washington Luís para presidir o país naquela época.

Fonte: Senado