Presidente do Sindicato se encontra com ministros da Alemanha
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, participou de encontro com os ministros alemães do Trabalho e Temas Sociais, Hubertus Heil, e do Exterior, Annalena Baerbock, na Mercedes, em São Bernardo, no dia 6. A comitiva da Alemanha contou com integrantes dos dois ministérios e da Embaixada, além de reunir representantes de empresas.
“Foi uma pauta positiva para debater temas de interesse da classe trabalhadora. É papel do Sindicato dialogar e debater com todos e todas em defesa dos empregos, direitos e de uma indústria forte. Recebemos desde os embaixadores da Argentina, do Chile, dos países da América Latina e agora também estivemos com países da Europa para construir uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou.
Entre os temas estiveram o acordo Mercosul e União Europeia e a nova legislação alemã Due Diligence.
“O acordo entre os blocos precisa de um melhor debate. Já a lei trata da relação da empresa com seus fornecedores, que precisam respeitar uma série de questões, desde o meio ambiente até a legislação trabalhista. Em caso de descumprimento, a empresa pode ser responsabilizada. Isso nos interessa muito, aqui no Brasil ainda temos casos de trabalho escravo sendo desmontados pela fiscalização do Ministério do Trabalho”, explicou.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, assinou uma parceria estratégica com o Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais da Alemanha no dia 5. A cooperação inclui a promoção do diálogo social e da negociação coletiva em todos os níveis sobre direitos humanos e trabalhistas nas cadeias de suprimentos, a troca de informações sobre o conteúdo da lei alemã, seu impacto no Brasil e as medidas de apoio para acompanhar sua implementação.
Relações internacionais
“Fiz o convite aos ministros para que visitem o Sindicato em uma próxima oportunidade. Vamos continuar fazendo o que chamamos de #ARetomada, cobrando do governo políticas públicas voltadas para a classe trabalhadora e dialogando com todos os atores da sociedade”, concluiu Moisés.
Em fevereiro deste ano, a diretoria dos Metalúrgicos do ABC já tinha recebido na Sede o cônsul-geral adjunto em São Paulo, Joseph Weiss, e comitiva da Embaixada da Alemanha.