Presidente do Sindicato visita Arteb, enaltece luta e conhece farol de LED desenvolvido na fábrica

Expectativa com a nova tecnologia é de geração de empregos na empresa que está em recuperação judicial

Foto: Adonis Guerra

O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, visitou ontem a Arteb, em São Bernardo, acompanhado do diretor executivo, Aroaldo Oliveira da Silva, e do coordenador da Regional, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho. Na ocasião eles visitaram as instalações da fábrica e conheceram os processos de produção. 

Também na data de ontem, um Jeep Commander, da Fiat, estava em exposição na entrada da empresa para que os trabalhadores pudessem apreciar o veículo completo para o qual desenvolveram o novo farol de LED com tecnologia exclusiva da Arteb.

Moisés destacou a luta dos trabalhadores e do Comitê Sindical no processo de recuperação da fábrica e a importância dos novos produtos para manutenção e geração de empregos.

Foto: Adonis Guerra

“Ficamos felizes em conhecer o farol que a Arteb fornece para Fiat, ela precisa sair dessa recuperação judicial, tem que investir mais em tecnologia para gerar empregos. Esse é o resultado da organização dos trabalhadores e da atuação do Comitê Sindical”.

Gaúcho ressaltou a atuação dos Metalúrgicos do ABC no processo.

“O Sindicato sempre acreditou em uma recuperação robusta da empresa e, junto com nosso departamento jurídico, acompanhou de perto os desdobramentos. Como coordenador, é motivo de satisfação ver os novos investimentos e saber que os trabalhadores participaram o tempo inteiro”.

 Recuperação

Foto: Adonis Guerra

O Plano de Recuperação Judicial na Arteb foi aprovado em assembleia em março de 2017 após várias rodadas de negociação. A empresa havia entrado com o pedido em fevereiro de 2016 quando demitiu 371 trabalhadores. Houve mobilização dos companheiros e companheiras e o Sindicato acompanhou todas as negociações para garantir os direitos dos trabalhadores.

A defesa desde então é por novos investimentos e produtos, além de uma política industrial brasileira que gere empregos de qualidade e fortaleça a indústria nacional.

Lutas

Foto: Adonis Guerra

O coordenador de área de São Bernardo e CSE na Arteb, Sebastião Gomes de Lima, o Tião, lembrou que foram necessárias várias lutas desde 2016. No início do ano passado, a mobilização dos trabalhadores garantiu um acordo que evitou um número grande nas demissões, já que a fábrica pretendia demitir metade dos 870 trabalhadores. As negociações e paralisações possibilitaram o pagamento de verbas rescisórias a 173 trabalhadores demitidos e a possibilidade de recontratação de parte deles no semestre seguinte.

Foto: Adonis Guerra

“Conseguimos vencer algumas etapas e os frutos começam a aparecer agora. Hoje temos o prazer de ver produtos novos e outros projetos entrando em produção. Isso garante e dá fôlego para a fábrica e aos empregos”, destacou.

Tião ressaltou que a empresa chegou a ter 1.700 trabalhadores em 2016. Em 2020, eram 670 pessoas e, atualmente, com a vinda dos novos produtos, são 800 trabalhadores.

“A expectativa é muito boa com a tecnologia de iluminação de LED nos faróis e o maior objetivo do Sindicato é garantir empregos de qualidade, com geração de postos de trabalho, renda e desenvolvimento para toda a região”, disse.