Pressão faz Câmara pedir fim de demolições em São Bernardo

Com o plenário totalmente ocupado, os moradores de bairros na região do Alvarenga conseguiram que os vereadores de São Bernardo aprovassem requerimento exigindo da Prefeitura o fim da demolição de casas no local. Hoje os moradores se reúnem com o prefeito.

Vereadores querem fim da derrubada de casas no Alvarenga

Com o plenário totalmente ocupado por centenas de moradores, os 21 vereadores de São Bernardo aprovaram ontem requerimento exigindo que a Prefeitura pare de derrubar casas que estão em área de manancial em bairros do Alvarenga.

Os moradores também conseguiram marcar audiência com o prefeito Dib para hoje à tarde. O prefeito se recusava a receber uma comissão desde a ação que colocou abaixo oito casas.

A bancada de vereadores do PT afirma que ter o apoio de todos é um avanço.

Para a bancada, o prefeito tem de tomar a decisão política de parar com a derrubada das casas e discutir a questão junto com o Ministério Público.

Isto porque, que as demolições foram totalmente ilegais, uma vez que a Prefeitura não tinha ordem judicial. “Existem leis a cumprir. O prefeito e o secretário da habitação não são donos do mundo”, comentaram os vereadores petistas.

Morador exige política habitacional

Os vereadores também aprovaram uma comissão especial para acompanhar o projeto de lei disciplinando a ocupação no entorno da bacia da Billings, que está na Assembléia Legislativa.

Os moradores vão cobrar do prefeito o fim da derrubada das casas e também a realização dos compromissos de campanha.

“É preciso acabar com essa situação de terrorismo criada pela Prefeitura”, disse Paulo Jesus, morador do bairro dos Químicos.

Outro morador na região, Gustavo Nunes, disse que os moradores têm direito a moradia, saúde e educação de qualidade.

Ele se disse revoltado com as demolições e pediu, por parte da Prefeitura, uma política de habitação para a cidade. “Não precisamos de opressão, mas de uma vida digna”.