Previdência: Palestra de ministro terá perguntas
Quem comparecer à palestra que o ministro da Previdência e Assistência Social, Amir Lando (foto), fará nesta sexta-feira na Sede do Sindicato, a partir das 14h30, poderá fazer perguntas diretamente a ele. A Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC (AMA-ABC) que patrocina a vinda, distribuirá tarjetas (tiras de papel) onde os interessados poderão encaminhar questões para o ministro. Elas serão lidas e respondidas.
A informação é de Wilson Ribeiro, presidente da entidade e do Sintap (Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas). Ele acredita que o ministro falará basicamente de três assuntos: 1) pagamento aos aposentados do resíduo da URV referente aos anos de 1994 a 1997; 2) a questão das OTN, ORTN e BTN dos anos 1977 a 1988 e 1989 a 1993, quando houve outra perda salarial; 3) e, finalmente, Amir Lando deve falar da reposição salarial dos aposentados.
Wilson conta que os trabalhadores estavam pagando por um índice de inflação mas tinham os vencimentos corrigidos por outro índice que apresentava resultados menores.
O resultado é que ano a ano foi aumentando a defasagem até que um grupo de três milhões de pessoas, que recebia mais que o salário mínimo, hoje ganha o mínimo.
Como esta será a primeira vez que um ministro da Previdência Social visita a AMA-ABC, a entidade e o Sintap aproveitarão a oportunidade para realizar o lançamento da Cartilha do Idoso, que explica passo-a-passo os artigos do Estatuto do Idoso tornado lei no ano passado. Para a cerimônia estão sendo convidadas associações, sindicatos e toda a militância da região.