Primeiro Comitê de Trabalhadores Lula Livre é criado na Ford
Fotos: Edu Guimarães
Os trabalhadores na Ford, em São Bernardo, criaram o primeiro Comitê Lula Livre na manhã de ontem, antes da assembleia que aprovou o acordo (confira na página 3).
Os companheiros mandaram “bom dia” ao presidente Lula em vídeo gravado, que é uma saudação diária feita no acampamento em Curitiba, próximo à Superintendência da Polícia Federal, onde Lula é mantido preso político desde o dia 7 de abril. Também produziram faixas em solidariedade e assinaram seus nomes com a inclusão do nome Lula.
“Temos que defender o legado do companheiro Lula, seja no tempo em que foi presidente da República, ou como liderança política e sindical”, afirmou o deputado estadual Teonílio Barba Lula, do PT-SP.
“As perseguições têm um objetivo claro, tirar a possibilidade de Lula disputar as eleições em outubro, o que significa mais um golpe aos trabalhadores e trabalhadoras e à democracia brasileira”, explicou.
Vergonha alheia
A senadora Gleisi Hoffmann, do PT-PR, respondeu às reações da senadora Ana Amélia, do PP-RS, e outros parlamentares após entrevista à TV Al-Jazeera, mais importante emissora árabe, inclusive com transmissões em inglês e agência de notícias internacional.
Por ser uma TV árabe, Ana Amélia fez menção a grupo terrorista e citou a Lei de Segurança Nacional. Gleisi rebateu: “Só posso reputar isso à ignorância, ao preconceito, à xenofobia contra o povo árabe”, disse.
“Tenho falado com vários veículos de comunicação para colocar a situação em que Lula se encontra. Dei várias entrevistas, para a CNN, norte-americana; a inglesa BBC; a EFE, espanhola, todas com o mesmo conteúdo. E não fui questionada sobre nenhuma. Reputo esse questionamento da senadora do Rio Grande do Sul por conta de ser um veículo do mundo árabe”, disse.
Furto
O carro de um assessor de Lula foi arrombado na noite de segunda, em Curitiba, quando o veículo estava estacionado em frente a um hotel. Entre os objetos levados estão o passaporte de Lula, roupas, cartas e uma pasta de documentos.
Da redação