Primeiro Emprego: Governo quer abrir 20 mil vagas em 2003
Colocar no mercado de trabalho 20 mil jovens entre 16 e 24 anos este ano com meta para 250 mil até o final do ano que vem. Essa é a proposta do programa Primeiro Emprego lançado pelo governo federal ontem. Jovens de baixa renda e escolaridade, negros, mulheres e portadores de deficiência serão os principais beneficiados.
O ministro do Trabalho Jaques Wagner espera estimular a responsabilidade social das empresas no sentido de que firmem protocolo de intenções para uma ação de responsabilidade social.
Uma das idéias é criar medidas para incentivar a contratação de jovens com o repasse de verbas federais para pequenas e médias empresas. O governo já tem linha de crédito de R$ 100 milhões.
Jaques Wagner negou que o programa vá provocar a substituição de mão-de-obra por parte das empresas e tirar emprego de quem já está no mercado. “A maioria do empresariado quer contribuir com o governo nesse esforço para minimizar o desemprego, apesar de nós termos no projeto vários dispositivos para evitar substituição de mão-de-obra”, afirmou o ministro.